Confira os livros novos da Editora Panda Books na Midiateca Pedagógica:
"Enquanto o passarinho constrói seu ninho, o menininho recolhe do quintal os objetos para criar seus brinquedos. Entre costuras e marteladas, menino e passarinho estão unidos pelo fio da história." Essa é a sinopse de Menininho, de Gabriela Romeu. Trata da simplicidade do brincar, do acolher a vida em si e da beleza da natureza.
"Certa noite, o povo da aldeia sateré-mawé resolveu comemorar a chegada da lua cheia com a dança da tocandira. O pajé Hetê, muito contente, convidou moradores de várias regiões para a grande festa. Sua amada esposa, porém, não poderia estar presente. O que o pajé não sabia é que a mulher tinha um plano ardiloso em mente. Algo que mudaria para sempre a vida na floresta. Confira essa tradicional história indígena e um pouco mais sobre o povo Sataré-Mawé no livro: A origem dos bichos, de Tiago Hakiv.
Formas de pensar o desenho é uma obra clássica de referência nos estudos sobre o universo gráfico infantil. Nesta nova edição, Edith Derdyk compartilha sua experiência de mais de trinta anos como artista e educadora, apresentando um texto propositivo e reflexivo, buscando ressignificar as conexões entre arte e educação, observando de maneira sensível os desenhos produzidos pelas crianças. “No ato de desenhar, a criança é o papel, o lápis, a linha, o objeto, a pontinha que toca e mergulha nesse universo anímico e mutante. Desenhar concretiza material e visivelmente a experiência de existir.”
A educadora e antropóloga Adriana Friedmann reúne nesta obra reflexões para avançarmos na construção de conhecimentos a respeito das diversas infâncias, de suas linguagens e culturas. O primeiro passo é reconhecer as crianças como atores sociais, propiciando-lhes espaços de expressão para que vivam plenamente suas infâncias a partir de suas expressões. O desafio que se abre para os adultos é, portanto, o de ressignificar ações adequadas aos interesses e necessidades dos diversos grupos infantis seja na família, na escola ou na comunidade. Como diz o antropólogo belga Jean-Pierre Rossie no prefácio da obra, “A mensagem fundamental de A vez e a voz das crianças é de não só respeitá-las e tornar-se aprendiz do que elas pensam, acreditam, comunicam e criam, mas também de respeitar seus segredos”.
Morar em um novo país, aprender uma nova língua, fazer novos amigos... Foram esses os desafios enfrentados por Sebastien, que veio do Haiti, por Rimas, nascida na Líbia, e pelas outras dez crianças que você irá conhecer no livro: Eu estou aqui: crianças que deixaram seus países para começar uma nova vida no Brasil. Todas elas precisaram deixar a sua terra natal por diferentes motivos, como guerra civil, conflitos políticos, desastre natural ou crise econômica. Seja como refugiadas ou imigrantes, essas crianças estão aqui, reconstruindo uma nova vida no Brasil. Confira a emocionante história de cada uma delas. São depoimentos repletos de coragem, sabedoria e esperança.
コメント